terça-feira, 30 de junho de 2015

O sucesso do Chile pressiona o Brasil



                         
                                         Resultado de imagem para fotos de chile x peru
                         Vargas marcou duas vezes e agora é o artilheiro da Copa América, com quatro gols
O Chile venceu o Peru por 2 a 1, bom jogo, ontem (29-06), em Santiago e chegou a finalíssima da Copa América, com plenas condições para conquistar um título inédito no próximo domingo. É a melhor Seleção da competição desde a primeira rodada. Há algum tempo os chilenos estão crescendo no comando de Jorge Sampaoli, que sabe fazer com que seus jogadores tenham um rendimento técnico bem em cima da capacidade técnica. Vestem a camisa da Seleção com disposição. Um outro espírito em relação aos brasileiros e o produto final não poderia ser nada melhor, mesmo sem tanta arte e brilho. É o futebol competitivo. De solidariedade e que faz o coletivo fluir naturalmente.
                         
No Mundial de 2014, o Chile já deu demonstrações do crescimento técnico. Em qualquer outro País e pior ainda em sua casa, com certeza, o Brasil não teria vencido, depois de 1 a 1 no tempo normal e vitória nos pênaltis.  O que mais chama à atenção é o fato de que evoluindo desta forma, em termos de Seleção e não ainda de clubes, porque os mais tradicionais não conseguem cravar grandes conquistas nas disputas continentais (apenas o Colo Colo tem um título da Copa Libertadores), o Chile pressiona o Brasil. Caminha naturalmente para garantir uma vaga nas Eliminatórias.  Também com o passaporte carimbado vejo a Argentina. Neste caso, sobrariam duas vagas para Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Realmente há um temor. Se continuarmos jogando desta forma pela primeira vez o Brasil ficará de fora de um Mundial. Não podemos esquecer de que há ainda o Peru chegando. Foi bem contra o Brasil, mesmo tendo perdido por 2 a 1 e exigiu muito do Chile, jogando com dez. 
                              

Vejam bem: o futebol mudou. Aqueles 7 a 1 contra a Alemanha mostram que o Brasil já era e vamos seguir batendo palmas para nossos adversários. Não é o caso do Chile que faz sua festa com autoridade. Abriu sua casa e chamou os adversários para bailar. São os chilenos que ditam o ritmo. Aprendeu Brasil?. Eles não vão para um dos cantos do campo, deixando o meio do salão para que o adversário faça seu show.

Reforço cruzeirense
O Cruzeiro contratou o atacante Marinho, do Ceará.  Não é nenhum reforço. Apenas mais uma aposta. Veja se o currículo dele, já com 25 anos, se podemos aguardar um futebol diferenciado, como necessita o time celeste: Fluminense, Internacional, Caxias, Paraná, Goiás,  Ituano e Náutico. Foram sete clubes. Por que não ficou em nenhum deles, especialmente os dois primeiros?
                                                           
Aguenta Dunga
A CBF deu a palavra de que Dunga segue em frente. Espertamente o técnico faz declarações para tentar não aprofundarmos em mais um vexame e levarmos o foco para o futuro, ao garantir que Eliminatórias e Mundial e que serão importantes. Mas velhos e respeitados jogadores, como Carlos Alberto, Zico, Rivelino, Romário, Ronaldo Fenômeno, Júnior e outros estão abrindo a boca. Querem a queda. Argumentam que Dunga nem deveria estar no comando.  A questão, se não formos buscar no exterior a solução, colocar quem em seu lugar?

2 comentários:

  1. O puro descendente continua?

    ResponderExcluir
  2. O Melane cadê as bombas do mercado da bola aqui em minas, achei que vc ia vim com novidades.

    ResponderExcluir