quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Copa do Brasil, direito garantido dos grandes


A Copa do Brasil é a competição que mais nos reservas surpresas pela fórmula de disputa – o mata mata. Um bom resultado no jogo de ida representa praticamente a classificação, mesmo a equipe sendo inferior tecnicamente. Mais uma vez, a competição encaminhava para que times como Ceará e Bragantino, representantes da Série B, pelos bons resultados alcançados nos jogos de ida, passassem para as quartas de final, eliminando os grandes ou mais tradicionais do Futebol brasileiro, Botafogo e Corinthians. Mas os dois gigantes deram as respostas nas medidas exatas e comemoram vitórias que já os credenciam para uma melhor sorte. O sonho é a vaga para a Copa Libertadores. Sobraram apenas os dois representantes da Série B : América-RN e ABC, Clubes tradicionais, mas que há algum tempo figuram num patamar inferior por falta de estrutura e investimentos. Efetivamente o profissionalismo não chegou ao futebol potiguar. Tanto que suas principais promessas, com um ano ou no máximo dois, partem para o Sudeste e aqueles que têm maior potencial seguem imediatamente para a Europa e outros mercados mundiais. 

A Copa do Mundo porém deixou um legado que o Futebol potiguar está sabendo aproveitar; a Arena das Dunas, que obrigaram os dirigentes a maiores investimentos e ainda que os jogadores passassem a acreditar que podem obter bons resultados, chegando a Série A do Brasileiro e quem sabe até uma finalíssima da Copa do Brasil. Mas pelo andar da carruagem ficou complicado para o ABC, diante do Cruzeiro e o América, mesmo tendo eliminado Fluminense e Atlético-PR, tem a dura missão de passar pelo revitalizado Flamengo nas mãos de Luxemburgo. Infelizmente vão ficar no meio do caminho, porque Cruzeiro e Flamengo não darão chances. Estão com times muito superiores e sabendo jogar a competição. Até o Flamengo pode ser uma interrogação. Mas depois de eliminar o Coritiba (perdeu por 3 a 0 no jogo de ida e devolveu o placar em casa) virou gigante. Não é mais gato adormecido, que acorda sonolento. E minha filosofia do Futebol diz o seguinte: um resultado inesperado pode acontecer uma ou até duas vezes. Aí está o limite, com raras exceções para aqueles que chegaram ao pódio, contando com algo mais. Não apenas com o que representaram dentro de campo. Há normalmente muitos interesses em jogo. Até um grande rival oferece condições para que um time de menor expressão possa ser o vencedor e impedir que seu principal concorrente alcance a glória da conquista.  

Com a presença de Flamengo, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Santos nas quartas de final (faltando o vencedor de Atlético e Palmeiras), a tendência é que teremos semifinais empolgantes, apenas com a participação dos gigantes, o que será a garantia de belos espetáculos, casas cheias e muitas emoções.

Para encerrar um adendo para o que falou o presidente do Grêmio, Fábio Koff, ao saber da punição de seu Clube, pelos atos de racismo de seus torcedores ao goleiro Aranha, em Porto Alegre: “Parece que agora não haverá mais racismo no País”. Foi com ironia, mas que os homens o ouçam. 






Um comentário:

  1. Uma vergonha o que aconteceu com o Coritiba. Uma vergonha rubro negra. O Coritiba não foi eliminado, praticamente foi tirado da Copa do Brasil. Em um segundo pênalti ridículo e uma falta em cima do Alex que originou o gol Rubro Negro, o arbitro teve uma participação direta na classificação.
    Infelizmente o que é vangloriado é a força da camisa rubro negra. Se no campeonato brasileiro está difícil para os outros times, na Copa do Brasil da seu jeito. Cuidado times fora do eixo, tudo pode acontecer ou não, nada pode acontecer e ninguém ser punido.

    ResponderExcluir