sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O dia em que Piazza foi mais cedo para o chuveiro


Os árbitros nunca foram tão pressionados no Futebol brasileiro, devido aos erros, a velocidade dos jogadores e ainda dos recursos eletrônicos das televisões que usam até  20 imagens para cada lance. Alguns árbitros se perderam principalmente depois que receberam as sugestões para que sigam na interpretação a regra do lance "mão na bola e bola na mão". Decisão da Fifa: só não vai ser falta ou pênalti quando o atleta estiver com os braços muito colados ao corpo. A CBF divulgou em seu site um vídeo explicativo sobre as novas orientações para os árbitros, principalmente a marcações de pênaltis. É preciso entender que não existe nova regra – a regra é exatamente a mesma – o que existe de novidade são as orientações da Fifa. 

Além desta nova questão, há as pressões dos dirigentes da arbitragem da CBF e do próprio presidente da entidade, José Maria Marin ao falar que não está satisfeito com o que está acontecendo e os jogadores aproveitaram da situação para os protestos, claro que com exageros, especialmente de Sheik. Ontem foi a vez de Richarlyson, do Vitória. Mas o pior ainda não foi mostrado pelas imagens: como os árbitros são pressionados dentro de campo pelos jogadores, desesperados por um bom resultado e às vezes entendendo que precisam da ajuda dos árbitros. Os árbitros falam abertamente: "os atletas do Flamengo são os que mais reclamam. Questionam, em todos os lances, com o argumento de que no jogo anterior, esta bola foi pênalti. Porque você não marcou?" E dai por diante. Por este motivo, os jogadores afirmam que jogando com a camisa do Corinthians, Flamengo, São Paulo e outros grandes, o peso da arbitragem é um. Com a dos pequenos, nem contam. Eles não enxergam nada. E  avisam a todo instante: “Toca a bola. Não foi nada”.

Em Minas, os antigos árbitros contam que o tricampeão mundial, Piazza, várias vezes campeão pelo Cruzeiro, onde jogou por 15 anos (os jogadores na época não trocavam tanto de clubes), não abria mão de dirigir os jogos para os árbitros. Era só a bola rolar para ele aproximar do árbitro e começar a tentar orientá-lo. Melhor, direcioná-lo.  Falava mais do que jogava: “Foi falta, foi impedimento, foi lateral, olha você não viu, mas aquele jogador ali está dizendo que você não apita nada. Dá o vermelho“.

Piazza usava seu verbo o jogo inteiro e alguns caiam em sua armadilha. O ex-árbitro Angelo Antônio Ferrari diz que o volante celeste era uma preocupação a mais para os árbitros, porque tirava a concentração deles. Ferrari então teve de tomar uma decisão, após um destes jogos: “Piazza, hoje você mais uma vez atrapalhou o meu trabalho, mas no próximo, se seguir deste jeito, na primeira vez que você abrir a boca será expulso. Não aguento mais”. Dito e feito. Como Ferrari era um dos que mais apitava, numa das rodadas seguintes do Campeonato Mineiro ele estava novamente dirigindo um dos jogos do Cruzeiro, com Piazza em campo. Foi só a bola rolar para o jogador colocar a língua para funcionar e o árbitro cumpriu a promessa: “Pode ir embora. Está expulso”. E tirou o cartão vermelho. Piazza reclamou: “Mas eu não fiz nada”. É o que sempre dizem. Agora, no caso da violência, um argumento sem validade, diante das imagens das câmeras, mas quando começarem a fazer a leitura labial (alguns tentam colocar a mão próximo da boca) preparem, porque vocês ficarão abismados com o que os árbitros ouvem. Hoje como antigamente, tudo igual.






Nenhum comentário:

Postar um comentário