domingo, 14 de setembro de 2014

Para alinhar o Futebol


Há muitos movimentos no País, especialmente depois do fracasso do nosso futebol no último Mundial, com o objetivo de com a troca de informações e ideias, traçar um caminho para podermos recuperar toda nossa capacidade dentro de campo e finalmente termos profissionais competentes em todas as áreas esportivas. Que seja dado um basta nos aproveitadores. Não será possível atingirmos 100%, mas é importante que pessoas compromissadas com o esporte possam expor seus pensamentos.  Vou chamar o professor Francisco Ferreira, gestor esportivo, de sonhador, porque desde que o conheci nos Anos 80, no Minas Tênis Clube, ele despontava como um jovem cheio de ideias. Depois de adquirir uma vasta experiência nos clubes e em outros países, Chico, como é conhecido, continua sua luta. A atual é o “Debate sobre o Futebol Brasileiro”. Já foram realizados dois na Universidade Federal de Minas Gerais, local também do terceiro encontro, confirmado para o próximo dia 22, às 19h. No primeiro, presença de toda a Comissão Técnica do Atlético, liderada pelo técnico Levir Culpi.

No segundo, presença do deputado João Leite, ex-goleiro do Atlético, mais representantes do deputado Thiago Andrade e vários profissionais atuantes no Futebol. Temas mais falados: A obrigatoriedade na capacitação dos gestores do Futebol; Leis severas de responsabilidade fiscal, transparência, prestação de contas e leis trabalhistas; Fiscalização rigorosa com punições severas; Alteração na natureza das entidades (Clubes, federações, CBF); Estudos sobre financiamentos, recursos, estruturas, competições, postos de trabalho relativos aos clubes pequenos; Programas governamentais de incentivo ao intercâmbio com outros centros; e muito mais.

Ficou definida a data de um maior evento no dia 24 de setembro, das 9h às 19h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Como não há tempo hábil para um Seminário, a Comissão decidiu por promover um Ciclo de Debates,  mas já a partir desta segunda-feira, dia 15 de setembro,  haverá as preliminares com a presença de representantes de entidades e órgãos competentes. Estão sendo convidadas personalidades do futebol brasileiro que possam agregar valor midiático e de ideias ao grande evento.  Chico trabalha para que participe alguma personalidade do Futebol europeu que tenha acompanhado de perto o processo de modernização nos últimos 10 anos, especialmente da Alemanha. O Prof. Mauro Heleno Chagas, da EEF-UFMG, que se graduou em sua turma, fez o doutorado na Alemanha e tenta confirmar um representante do País no evento.

Dentre os brasileiros, estão sendo convocados  ex-atletas, como Leonardo,  Alex, Juninho Pernambucano e caso esteja no Brasil, o ex-jogador e técnico Seedorf. Na listas também estão os técnicos Tite, Levir Culpi, Marcelo Oliveira, Adílson Batista, Paulo Autuori, Oswaldo de Oliveira, Mano Menezes e outros; jornalistas, juristas da área desportiva; gestores como Rodrigo Caetano e políticos com compromissos esportivos, destacando-se os deputados João Leite, Romário, Marques, Danrlei e o vereador Pelé do Vôlei, além dos mestres e doutores da área das Ciências do Esporte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário