quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Oito pontos de vantagem: quem se habilita ameaçar?


A cada momento fica ainda mais fácil a caminhada para título pelo Cruzeiro. Agora são oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Internacional. Poucas vezes se pôde dizer que este ano não será igual aquele que passou. No caso do Cruzeiro, que nadou de braçada em 2013, sem concorrentes na luta pelo primeiro lugar – apenas o Botafogo de vez em quando ameaçou – 2014 segue para ser ainda mais fácil, porque seus rivais quebram a cabeça. Vejam o caso de dois concorrentes, São Paulo e Corinthians. Se eles conseguem entrar na briga pelo título dão os resultados desejados pela mídia nacional. É muito melhor falar deles do que de um representante mineiro, gaúcho, baiano, pernambucano etc. O melhor até é ser um carioca – Flamengo, de preferência. Não estou dizendo nenhuma novidade, mas é o que está escrito no Futebol.  A cada dez anos, eles abrem uma brecha para uma equipe que não faz parte do círculo. Mas, a partir de 2012, está mudando, porque naquele ano o Atlético por pouco não levou. Todos recordam do trabalho feito para frear as pretensões do alvinegro. Até mosaico a torcida fez para protestar pelos benefícios ao Fluminense; punições aos atleticanos, especialmente Ronaldinho Gaúcho; adiamento de jogo contra o Flamengo etc. Esquema armado e vergonhoso. Em 2013, o Cruzeiro entrou na luta pelo primeiro e não deu colher de chá. Em 2014, para felicidade da nação celeste e decepção dos demais, a dose é repetida em grande estilo. Sai de baixo, porque a Raposa só mira em uma direção: seu quarto título do Brasileiro. 

Depois de perder por 2 a 0 para o São Paulo, o goleiro Fábio disse que não era motivo para tanta preocupação, pela vantagem na pontuação celeste –  naquele dia caiu para quatro pontos e, ainda, pelo fato de saber que todos os times que desejavam chegar na luta pelo primeiro lugar, iriam tropeçar. Dito e feito. O São Paulo a partir daí, ganhou apenas um ponto dos nove pontos que disputou. O do empate de ontem contra o Flamengo por 2 a 2, com seu gol alcançado na bacia das almas. Realmente em cima da hora. O Corinthians também não foi lá estas coisas, com apenas quatro pontos nos nove disputados. Fluminense nem é bom mais colocar nesta lista. Destaque para o Internacional que ganhou sete pontos, depois de uma fase muito ruim, onde até o técnico Abel Braga  balançou, porque o time não engrenava. Podemos ainda citar o Grêmio nas mãos de Felipe, que vai somando seus pontos e subindo. Afinal, antes do complemento da 24ª rodada, chega pela primeira vez entre os quatro. Só que ainda há jogos e pode ser ainda superado.

O Cruzeiro foi o destaque ao vencer o Coritiba por 2 a 1, mostrando poder de reação, depois de perder o clássico para o Atlético por 3 a 2. Deu a resposta na medida exata, na soma dos três pontos e ainda pelo futebol apresentado. Do começo ao fim na proposta de jogo, marcação firme e consciente. Melhor ainda nas jogadas de velocidade para chegar ao gol. Numa noite de maior contundência dos atacantes, teria naturalmente alcançado uma goleada. E mais uma vez Marcelo Oliveira escalou bem. Muitas vezes é importante estas mexidas. Não que o técnico esteja tirando um jogador peça fundamental, mas busca dar maior força aqueles que não estão sendo aproveitados. Psicologicamente eles representam um algo mais e todos sabem que o nível técnico do grupo é bem parelho. Um exemplo foi Ceará na lateral direita – responsável direto pelo segundo gol; Manoel ao lado de Dedé na zaga; Nilton no meio-campo e na frente, Willian. Que assim seja até ao dia 7 de dezembro, quando teremos a rodada final.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário