sábado, 2 de julho de 2016

Independência condenado para os grandes jogos




Na audiência pública promovida pelo Vereador Pelé do Vôlei na Câmara Municipal de Belo Horizonte para discutir a questão da segurança no bairro Sagrada Família, onde tem aumentado o índice de violência, com muitos assaltos, foi abordado também um tema que está sempre na boca dos moradores do  bairro Horto: o estádio Independência.

 Representantes dos órgãos públicos, (PMMG, Secretaria Municipal de Esportes, Guarda Municipal) e do Poder Legislativo  condenaram o estádio para a realização de grandes jogos. Está é a tendência não apenas para o momento, mas para sempre, em função principalmente do aspecto geográfico do local, incapacitado para se transformar nos dias de jogos em uma cidade com mais 20 mil habitantes, além dos moradores do local.

O tenente Coronel Marcelo, comandante da PM na Região Leste, disse que o Atlético já foi informado várias vezes desse impedimento e após a última reunião da Polícia Militar com o Ministério Público, a decisão se tornou definitiva por vários aspectos. O principal é a impossibilidade de receber com segurança os torcedores em jogos de maior rivalidade (analisado Atlético x Corinthians, em 2015, quando o rival paulista trouxe sua torcida em 26 ônibus e nove Vans) e os clássicos entre Atlético x Cruzeiro. Para a PM é viável apenas Atlético x Palmeiras devido à cordialidade entre estes torcedores, mas para no máximo 15 mil torcedores.

A Polícia Militar desloca 100 policiais para o local nos dias de jogos, deixando outros bairros sem a devida proteção. Há o perigo ainda de acidentes com as garrafas de cervejas, que ficam espalhadas em torno do estádio após os jogos, e com os espetos de churrasco, usados como armas nos confrontos. Os moradores só dormem nos dias de jogos noturnos após as 2h e no dia seguinte, além do lixo, enfrentam o mau cheiro de urina em todas as vias, já que não há banheiros disponíveis para os torcedores. Muitas garagens das casas se transformam em bares.

Dentro do estádio, nenhum problema logístico, porque há acomodação para até 20 mil torcedores. A BWA Arenas foi aprovada.

O Atlético fala em ampliar o estádio para receber até 30 mil torcedores, o que é impossível devido ao já exposto: as condições geográficas das vias e o transtorno para os moradores, sem alternativas para uma solução. Obra condenada.

Outra condenação: a rua de fogo, feita pelos torcedores, na avenida Silviano Brandão, na chegada do ônibus do Atlético. Há muito perigo no local, devido a rede elétrica. Só  proteção de Deus para impedir que algo grave ainda não tenha acontecido. 

Participou também da Audiência Pública, o Vereador e também Coronel Piccinini, pela sua experiência de anos na área de segurança.

A Sagrada Família terá o que necessita: um policiamento ostensivo (com posto policial) para tentar conter a escalada de violência. O Vereador Pelé do Vôlei é morador do local há 32 anos.

Com relação à restrição de utilização do Independência, o torcedor atleticano naturalmente vai aprovar. Afinal, ele deseja ver o Atlético, nos grandes jogos, no Mineirão, que também é sua casa.

Um comentário: