sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Morre Cincunegui, o uruguaio que arrancou lágrimas da massa atleticana



 Normandes, Humberto, Grapete, Vanderlei, Mussula e Cincunegui. Agachados: Ronaldo, Oldair, Dario, Vaguinho e Tião, formação de muitas alegrias e campeão brasileiro de 1971, com poucas mudanças.


Cincunegui era terrível. Vejam como ele tratava a torcida atleticana nos momentos de desespero ou de alegria: “Me querida massa”. Por não ter uma técnica muita apurada, não diferenciado, mas se alinhava entre os melhores laterais do futebol brasileiro e, ainda, do Uruguai, onde foi titular da Seleção. Em um item Cincunegui superava a todos: a raça. Impressionante como partia para as jogadas. Perdida ou não, em sua cabeça, tinha a convicção de sucesso. A torcida delirava.

Um estilo do Galo. Ele chegou em Belo Horizonte em uma sexta-feira de 1968 para disputar um clássico contra o Cruzeiro, no domingo. Dura missão: Marcar Natal. O Galo tentava neutralizar o ímpeto celeste que dominava com as conquistas nos primeiros anos do Mineirão. O América estava estacionado e o Atlético se sentia na obrigação de aproximar-se do grande rival. Então, depois de algumas contratações que não surtiram efeito, o clube foi buscar Héctor Carlos Cincunegui de Los Santos. Era tudo que a torcida desejava. Incorporou 100% do espírito das necessidades daquele momento e virou ídolo.

Cincunegui era boêmio. Muitas vezes ia da noite para o campo e era repreendido principalmente pelo técnico Yustrich. Seus outros treinadores ficaram inibidos diante da grandeza que ele representava para o clube. Não perdia a condição de titular devido ao seu lado profissional: a aplicação em campo. Suas arrancadas moviam os companheiros.

Ontem, em Montevidéu, um AVC apagou a sua luz. Suas últimas notícias foram passadas  pelo facebook do nobre jornalista Luiz Carlos Alves, um dos grandes amigos que ele fez em Belo Horizonte. Há 20 anos, Cincunegui me recebeu em Montevidéu, com o mesmo carinho que era tratado por todos os torcedores, até os rivais. Homem grande. Que descanse em paz.  

Um comentário: