sábado, 8 de outubro de 2016

Tostão sabe muito


 
                                             Neymar, com o dom da arte

Concordo em gênero, número e grau, com o dito pelo gênio Eduardo Gonçalves Andrade, o Tostão, na minha ótica o melhor jogador que atuou no futebol mineiro de todos os tempos. Ele fez uma analisa feita para o jornal El Pais, do Uruguai, sobre o momento do futebol. Gosto do Tostão porque ele não tem rabo preso com ninguém e expressa com autoridade. Suas colunas são mais do que uma necessidade para quem acompanha o futebol e também o esporte. Viveu lá dentro e com sua privilegiada inteligência consegue passar conceitos bem avaliados para que possamos julgar.

Vejam algumas de suas analises. Sobre Tite: muito oba a boa. Sobre Neymar: tem tudo para ser o segundo  melhor jogador da história do Brasil, inferior apenas a Pelé. Perfeito. Ele diz que em 2018, o craque do Barcelona vai jogar a cartada para superar Ronaldo Fenômeno e Romário. Eu coloco também Tostão nesta lista, ao lado de Rivaldo, Zico, Reinaldo, Sócrates, Garrincha, Rivelino, Didi, Falcão, Ronaldinho Gaúcho e outros. Também foram fantásticos.

Sobre a questão de ser o melhor do mundo, aponta que já foram escolhidos, entre outros, Rivaldo, Figo e Kaká, que jamais podemos dizer foram geniais. Vejam o que ele falou de Neymar. " Ele poderá se tornar o melhor jogador do mundo. Eu não sei, mas não há dúvida de que ele é um fenômeno, um espetáculo de jogador. Ele faz muito bem tudo o que um atacante precisa fazer. Chuta bem, dribla bem, é inteligente. Passa bem, bate falta e é veloz. No Mundial de 2018 poderá se tornar o segundo maior jogador da história do futebol brasileiro, abaixo só do Pelé".

E completa: "Neymar é completo, faz de tudo. Com Romário e Ronaldo era uma coisa mais específica. Já o Neymar é igual o Messi, faz de tudo no jogo. Ele só não é melhor do mundo porque está na mesma época do Messi e do Cristiano Ronaldo. Houve jogadores que foram melhores do mundo, como Rivaldo, Figo e Kaká, mas o Neymar está acima deles. É claro que ele precisa melhorar em algumas coisas. Ainda fica muito irritado em campo, cava muita falta, às vezes ele cria muito atrito com os adversários. Mas os números dele são uma coisa impressionante".

Para fechar, Neymar encanta. Quero vê-lo superando Messi e Maradona. Será um privilégio para quem acompanha o futebol, especialmente os brasileiros.

Um comentário:

  1. Ele nao irá superar cristiano ronaldo por que nao é tao dedicado quanto o gajo...e nao irá superar messi por que o messi joga para o time, nao cava faltas, nao se irrita facil, é genio com a bola nos pés...mas com certeza neymar hoje é o 3º melhor do mundo!

    ResponderExcluir